Com essa novidade do PIX as pessoas ainda ficam com algumas dúvidas, como por exemplo, se existe alguma taxa e se tem PIX ilimitado.
Dúvidas assim são comuns, afinal é preciso compreender bem como funciona o PIX do seu banco, assim você evita problemas futuros. E o PIX veio justamente com a ideia de facilitar a vida do consumidor e comerciantes!
Se você quer descobrir qual limite do PIX e se existem restrições para o uso dele, esse artigo pode responder as suas dúvidas! Através desse artigo você vai poder entender melhor como usar essa nova forma de pagamento.
Nos tópicos a seguir serão abordadas as principais dúvidas e entender se realmente existe o PIX ilimitado.
O PIX é ilimitado?

O PIX começou a funcionar no Brasil desde 16 de novembro de 2020, a ideia foi desenhada pelo Banco Central com o intuito de ser uma plataforma que ofereça transações instantâneas, ilimitadas e gratuitas. Mas será que é assim mesmo? Existe PIX ilimitado?
E a resposta é, depende. Isso mesmo, depende das regras do seu banco, pois alguns dos maiores bancos do país mudaram um pouco as condições de uso do PIX.
Uma das limitações, é que alguns clientes podem ser barrados de fazer operações de alto valor. Outra limitação é referente ao valor de pagamentos e transferências que podem ser realizados a noite, nos finais de semana e feriados.
Essa última restrição tem como base tentar evitar transações que podem ser realizadas devido a sequestros relâmpagos ou assaltos em caixas eletrônicos. Portanto, o PIX ilimitado não é tão ilimitado assim como se imaginava.
O PIX ilimitado pode acabar?
Como você pode compreender melhor no tópico anterior, essa ideia de PIX ilimitado realmente não funciona na prática, pois alguns bancos impuseram suas próprias condições de uso.
Para saber como funciona o PIX do seu banco e se ele possui algumas restrições, é necessário checar as informações disponíveis no site, app ou até mesmo agência do seu banco.
Mas essas regras podem ser diferentes com os bancos digitais, como por exemplo não há nenhum limite PIX Nubank estabelecido até o momento. De acordo com o Nubank é possível transferir dinheiro a qualquer momento, seja de noite, madrugada ou feriados.
Nesse caso, é possível sim considerar que existe PIX ilimitado pois é isso que o Nubank oferecer aos seus clientes. Você pode checar as regras de outros bancos digitais para confirmar se há restrições de uso em relação a limite e horário do PIX.
O PIX tem taxas?
Com a criação do PIX veio a ideia de ser uma plataforma rápida, segura e totalmente gratuita para realizações de serviços bancários, como transferências e pagamentos.
Portanto, não pode haver nenhuma cobrança de taxa para o uso do pix, criação da chave PIX ou QR code para uso de comércios.
Quando se fala de PIX ilimitado, mesmo sabendo que há algumas limitações, as pessoas pensam que pode ser cobrado alguma taxa por quantidade de transferências ou transações realizadas nos finais de semana. Mas fique tranquilo, pois tudo feito através do PIX é gratuito.
É importante reforçar que você precisa checar as informações de como funciona o PIX do seu banco, pois mesmo não tendo taxas, existem as regras de uso. Como por exemplo, o limite PIX Banco do Brasil, onde existe as regras de horário e valores.
Como verificar com meu banco sobre o PIX?
Se você quer obter informações se o seu banco oferece realmente PIX ilimitado, ou se há restrições como as que já foram comentadas nos tópicos anteriores, você pode checar através dos seguintes locais:
- Site do Banco;
- App do banco;
- Telefone;
- Chat
- Ou na própria agência.
Como o PIX ainda é uma grande novidade, os bancos, tanto os tradicionais como os digitais têm procurado informar os seus clientes da melhor forma possível. Por isso, você encontra muitas informações com as principais dúvidas, principalmente no blog de cada instituição.
Nos sites ou aplicativos desses bancos é muito comum encontrar o tópico comas principais “Perguntas e Respostas” sobre o PIX. Assim você descobre se realmente o seu banco oferece um PIX ilimitado e quais são as regras de uso.
Meu PIX não funciona, e agora?
Existem algumas razões para o que o PIX possa não estar funcionando, e você precisa ficar atento (a) e relatar o problema o mais rápido possível.
Um dos principais motivos, é que você pode ter digitado alguma informação errada na criação da sua chave PIX. Essa chave pode ser criada utilizando:
- Número de celular;
- CPF ou CNPJ;
- E-mail.
Se você digitar um número ou letra errado isso pode trazer complicações na criação da sua chave PIX, e assim você não consegue realizar as transações financeiras.
Outra questão, é sempre checar o limite valor PIX que você tem disponível, lembrando que alguns bancos impõe um limite de valor a ser transferido. Tendo problemas, entre em contato com o seu banco.
Gostou do assunto e quer saber mais sobre PIX ilimitado assista a esse vídeo e acesse o site → Cartão de Crédito para mais informações
O post PIX Ilimitado? Saiba até onde vão os direitos! apareceu primeiro em CARTÃO DE CRÉDITO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário