Confira porque o PIX chegou para substituir diversas operações bancárias, em especial o TED, mas PIX ou Ted: qual melhor para empresas?
A dúvida entre PIX ou TED é a mais recorrente em quem possui a vontade de usar o novo método de transações bancárias desenvolvido e gerenciado pelo Banco Central.
Esta dúvida surge porque, ao comparar os dois métodos, não restam muitas questões a respeito de qual é melhor e mais eficiente na hora de transferir valores entre contas bancárias.
No entanto, como se trata de um assunto e uma tecnologia relativamente nova, é comum que muitos pontos ainda não sejam devidamente claros para quem utiliza e possui contas em banco.
As principais dúvidas estão relacionadas às seguintes questões “o PIX é seguro?”, “o PIX permite estorno?”, “O PIX é gratuito” e principalmente “O PIX substitui TED e DOC?”.
Caso este seja o seu ponto de dificuldade, confira abaixo as respostas para as principais interrogações sobre o assunto e sabia de uma vez por todas qual operação é melhor, PIX ou TED:
PIX ou Ted: qual melhor para empresas?

O valor cobrado por um TED pode chegar a R$ 15,00, enquanto 10 movimentações do PIX saem por R$0,01. Logo, o PIX é mais viável.
Valores para 2020.
PIX ou Ted: qual chega mais rápido entre bancos?
Em relação à velocidade e rapidez das transações entre PIX ou TED, não restam dúvidas sobre qual é mais eficiente, já que o PIX o dinheiro chega na conta de destino em no máximo 10 segundos após o envio, enquanto o TED pode demorar até uma hora.
Vale salientar, que a diferença é ainda maior quando se trata de uma transferência realizada via DOC, que costuma demorar até dois dias úteis.
Esta velocidade é um dos pontos de maior vantagem do PIX, já que ele foi pensado e desenvolvido para desburocratizar as transações mais simples.
Também é importante esclarecer que não se trata de uma grande novidade, já que este tipo de transação e tecnologia empregada para tal já existe em diversos países, e passou a ser adotada no Brasil devido ao crescimento e popularização das Fintechs.
Quais as vantagens de usar o PIX?
Quando surge a dúvida sobre qual método de transferência utilizar, o PIX ou TED, muitas pessoas se questionam sobre as vantagens da nova solução tecnológica do Banco Central. Caso este também seja o seu principal ponto de dúvida, confira abaixo quais são as principais vantagens em utilizar o PIX em demérito ao TED:
- Agilidade – Enquanto no TED você necessita de todos os dados bancários e pessoais de quem vai receber os valores, no PIX basta informar uma chave de transferência atrelada a conta de destino;
- Disponibilidade – Enquanto o TED depende da disponibilidade do expediente bancário, se valendo dos dias úteis, o PIX está disponível 24 horas em todos os dias, e até aos finais de semana ou feriados;
- Valores – O termo “PIX gratuito” é real, já que este é um dos principais diferenciais entre os demais métodos de transferências.
Ainda que não seja uma vantagem, é importante salientar que, assim como ocorre no TED, não há limite de valores para serem enviados em uma transação do PIX.
Quais as vantagens de usar o Ted?
Como muitas pessoas nem sequer sabem o que é TED, é importante garantir essa explicação. O TED é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível, e nada mais é do que uma transação bancária entre instituições onde não há limite máximo ou mínimo de valores enviados, com a vantagem de uma compensação mais ágil.
Agora, a comparação entre PIX ou TED nem sequer é justa, já que ambos os métodos de transferência possuem a mesma finalidade sendo que o PIX não apresenta nenhum demérito em relação ao TED e ainda conta com uma série de vantagens, como gratuidade, agilidade e disponibilidade.
Diferentemente de quando a comparação é realizada entre TED ou DOC, onde a segunda opção possui um tempo maior de compensação para a conta recebedora, além de um limite máximo do valor enviado.
Para que não restem muitas dúvidas sobre o assunto, é importante deixar claro que, assim como ocorre no TED, o PIX permite estorno e é seguro tão seguro quanto, sendo que ainda oferece mais uma série de vantagens.
No final de semana, ambos funcionam?
Como a intenção ao se criar o PIX era, além de desburocratizar os métodos de pagamentos e transferências bancárias, oferecer uma opção ágil e eficiente a população, este é o único método que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, independentemente de finais de semana, feriados ou expediente bancário.
Todas as operações efetuadas com o novo método estabelecido pelo Banco Central, possuem um prazo de compensação de no máximo 10 segundos após a confirmação de envio. Já as transações realizadas com o TED demoram até uma hora, mas somente se forem realizadas até as 17h e em dias úteis.
Conforme descrito no texto, é possível afirmar que a única desvantagem do PIX em relação ao TED fica por conta da descrença ou da resistência de aceitar e adotar a nova tecnologia, seja por dúvida ou dificuldade de aprendizado e compreensão do novo método.
Agora, caso você ainda tenha dúvida sobre PIX ou TED, ou se o PIX substitui TED e DOC, confira abaixo um vídeo bem explicativo e didático, que informa as principais diferenças e distinções de cada uma das operações:
O post PIX ou Ted? Escolha a melhor opção! apareceu primeiro em CARTÃO DE CRÉDITO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário