segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Retire suas principais dúvidas sobre PIX!

Desmistifique todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do sistema PIX. Um novo sistema de transação financeira passou a vigorar no Brasil, ele beneficia todos que utilizam os bancos para enviar e receber valores. No entanto, ainda confunde a maioria das pessoas, por isso as dúvidas sobre o PIX são frequentes.

O PIX foi criado como uma opção diante dos já existentes DOC e TED, mas de uma forma mais rápida e barata. Quando é feita uma transferência pelo sistema, ela cai para a outra pessoa em 8 segundos.

Outro diferencial é que fica disponível em todos os horários, independentemente do dia da semana e funcionamento dos bancos. É possível fazer e receber um PIX no domingo de noite, por exemplo.

Para viabilizar as transações, ele não custa nada. Ao invés de pagar uma TED, que custa em média R$ 10,00, é só optar pelo novo modo. Ele já está em operação em todos os bancos do Brasil, dos físicos aos virtuais. Tire as suas principais dúvidas sobre o PIX:

Principais dúvidas sobre o PIX: PIX para corretoras

Principais dúvidas sobre PIX!
Retire suas principais dúvidas sobre PIX!

Independentemente do tipo de serviço realizado, o PIX é um serviço gratuito. As empresas podem se cadastrar e receber pelo sistema, sem ter que pagar taxas, o que é muito benéfico.

Principais dúvidas sobre o PIX: PIX com cashback

A atividade do PIX ainda é bastante recente. A maioria de suas limitações e bônus, dependem do banco em que o cliente faz o uso do sistema. Um dos itens mais buscados que está entre as principais dúvidas sobre o PIX, é o cashback.

Esse é um modo usado por financeiras para fidelizar o cliente, que recebe uma porcentagem de sua compra de volta. Atualmente cada banco faz sua oferta, como o Inter que oferece uma porcentagem maior de cashback para quem for cadastrado do PIX.

PIX com cartão de crédito, como funciona?

Uma das principais dúvidas sobre o PIX é sobre a influência no programa para os usuários de cartão de crédito, um dos meios de pagamentos mais usados do país.

No entanto, ele só altera as movimentações de envio e recebimento de valores. Ele não muda nada referente ao cartão de crédito e também não precisa dele para ser realizado.

PIX como cobrar valor de alguém?

A maior suspeita dos consumidores está na transação gratuita oferecida pelo PIX, que facilita para eles, mas não oferece nada para os bancos. O processo pode ser feito de forma ilimitada e sem custos, não existe despesa para enviar ou receber.

As instituições foram pegas de surpresa pela novidade, que acarreta a diminuição de TEDs e DOCs, mas todas utilizam o recurso. Para cobrar um valor, basta passar a chave e aguardar o recebimento.

PIX ou boleto: qual melhor?

Os boletos são utilizados como forma de pagamento a vista, onde as empresas criam com o banco um código, para que seus clientes efetuem a transação. Uma das principais dúvidas sobre o PIX é sobre a quitação de fatura com o programa, que será totalmente possível.

No entanto, existem tarifas para a utilização desse método de pagamento. O PIX chegou para solucionar o problema. Os boletos, futuramente, chegarão com um QR Code, para que o pagador formalize o trâmite com o PIX, assim não haverá o tempo de espera para a compensação.

PIX e PicPay: como funciona?

O PicPay é uma financeira virtual, que oferece a uma conta e movimentações internas sem cobrança. Após um cadastro, o cliente pode depositar, receber ou enviar valores, além de outros serviços bancários.

No entanto, a transação só é gratuita quando ocorre entre contas do aplicativo. Com o PIX, que também pode ser registrado no PicPay, a transferência é grátis para qualquer banco.

PIX e blockchain: como funciona?

Muito foi dito antes do lançamento do PIX, inclusive algumas pessoas achavam que ele seria uma criptomoeda e necessitaria do blockchain. No entanto, ele é apenas uma forma de fazer transferências.

O blockchain, por sua vez, é um registrador de atividade das criptomoedas, como o famoso Bitcoin. Ele não é usado pelo PIX, porque os bancos são os responsáveis por controlar os montantes transmitidos diariamente. Logo, ambos não possuem ligação.

PIX vs maquininhas: como utilizar?

As maquininhas de cartão são essenciais para lojistas, para que as cobranças possam ser feitas. No entanto, cada transação possui um valor, que é destinado para o banco gerenciador do equipamento.

Futuramente, qualquer loja poderá utilizar sua chave para receber os valores por transferência. Esse serviço elimina totalmente a necessidade de pagar tarifas e alugueis das máquinas, afinal é gratuito.

Dúvidas sobre o PIX

PIX vs WhatsApp: como utilizar?

O WhatsApp é o meio mais comum de se trocar mensagens online, pelo menos dentro do Brasil. O aplicativo ganhou tanta notoriedade que passou a ser utilizado por empresas, para viabilizar o atendimento ao cliente.

No entanto, entre as principais dúvidas sobre o PIX, está a rivalidade com o app de mensagem instantânea.  Não existe nenhuma ligação entre ambos, o máximo que pode ocorrer é utilizar uma mensagem para o envio da chave, para que o remetente faça a transferência do PIX.

Golpe do PIX, como ficar atento?

As atividades do PIX são controladas pelos bancos, portanto a probabilidade de golpe é a mesma que as demais opções de transferência. Só é preciso ficar atento as mensagens recebidas pelo celular, que nunca devem ser abertas.

Assista o vídeo e tire as suas principais dúvidas sobre o PIX e acesse o site Cartão de Crédito:

O post Retire suas principais dúvidas sobre PIX! apareceu primeiro em CARTÃO DE CRÉDITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário